Como melhorar a auto-estima?

Bom, auto-confiança sempre foi um grande problema pra mim, isso sempre me atrapalhou em proporções gigantescas e inimagináveis. Desde a ir bem em uma prova a criar amizade com alguém, a insegurança estava lá, sempre me incomodando, me deixando de mal a pior.

Posso dizer que superei boa parte da insegurança que tenho desde a infância, porém, ainda não está 100% superada, ainda me vejo fazendo coisas e sentindo coisas que não deveria graças a feiosa insegurança. Se você, assim como eu, fica paranóica, criando situações e pensamentos que podem nem existir para te denegrir, sente medo de fazer o que tem vontade, de se sentir a vontade, se compara sempre com outras pessoas e se diminui diante delas, vem cá pra eu te contar umas coisinhas que, se feitas, podem dar um up maravilhoso na sua auto-estima.

Gostaria de deixar claro que não sou nenhuma expert no assunto, como disse, tive e tenho níveis de insegurança como qualquer outra pessoa, o que quero com isso é deixar pra você, que sofreu/sofre com a baixa auto-estima, algumas dicas que aprendi e me deram resultado ao buscar a minha auto-confiança. Lembre-se de nunca desistir de se sentir e ser melhor, ok?!

Bom, primeiramente, você deve se auto-conhecer, buscar ferramentas de auto-conhecimento pra descobrir o seu propósito, o que realmente te faz feliz, o que faz para agradar outras pessoas, descobrir onde e fazendo o que está a sua felicidade. De nada adianta, ter O emprego, ganhando rios de dinheiro, sendo a pessoa mais linda do mundo, tendo o parceiro ou parceira mais agradável que se pode imaginar se você não estiver feliz com o que está fazendo!!! (!!!!!!!) Fazer o que os outros esperam de você não vai te trazer felicidade e muito menos auto-confiança, pois, você nunca será suficiente pra alguém, e ao não ser suficiente pra alguém você sempre se sentirá mal com relação a sua vida, então o que vai adiantar você achar que já fez de tudo pra ser perfeita se a outra pessoa ainda achar defeitos em você? Você ficará infeliz, e ai que entra outra dica: você deve ser suficiente pra você mesma/o, querer se agradar sempre, satisfazer seu propósito e ser melhor pra você mesmo a cada dia. E isso não é egoísmo, não, tem uma linha tênue aí, mas, bom senso, ok? Mas de fato, você só começará a ter auto-confiança quando começar a pensar que a sua vida é feita por você e deve ser pra você, pro seu bem, que cada um satisfaça sua própria felicidade, certo?

WinslowFarmers' Market

Para ter auto-confiança também é preciso que você se cuide, ande bem arrumada/o, cuide direitinho da sua higiene pessoal, das suas roupas, seja quem você quer ser! Vista-se como a pessoa que você quer ser. E digo isso independente do estilo, se pra você estar bem arrumada/o é sair de tênis, calça jeans e camiseta ou minissaia, salto 15 e cropped, isso não importa, você tem que sempre se olhar no espelho antes de sair  e dizer: putz, eu to linda/o, gata/o e maravilhosa/o! Você se vestir e estar bem fisicamente faz com que você tenha maior confiança, e você deve praticar isso todos os dias em todos os lugares!

Ah, inclusive em casa! Mesmo se não por a cara nem na janela, isso serve para você não se sentir feia/o, pra baixo, e se diminuir, de alguma forma, sabe? Não devem existir gretinhas pra insegurança entrar, fecha tudo, se tampa na melhor forma possível que existe em você! Dê o seu melhor em tudo que fizer, faça pra ser a melhor versão de você mesmo, pra ser melhor a cada dia independente do que aconteça, e se você der o seu melhor e ainda não se achar o suficiente, lembre-se que coisas tristes sempre irão acontecer, você pode estudar muito pra uma prova e ir muito mal, sim, isso acontece, são coisas da vida e acontecem porque tiveram que acontecer, só deixa ir e se recupera, se não nos dói fisicamente e não nos mata, só nos faz ficar mais fortes!

Por último e não menos importante: NÃO SE COMPARE AOS OUTROS!!!!!! Os outros são os outros e você é você, ok? As pessoas são diferentes, nasceram com biotipos, condições financeiras, cidade natal, pais, famílias diferentes. Cada um tem sua vida, mesmo que as pessoas sejam irmãs elas vão ter amigos diferentes, experiências diferentes e você não deve se comparar a alguém que não está no mesmo nível que você, ou seja, que não é você! Seja melhor a cada dia pra você mesmo, se supere a cada dia, se em uma prova você tirou 6/10, que na próxima tire 7/10 até chegar a nota 10/10! Se supere a cada dia, seja melhor todos os em dias pra você mesmo, se compare a quem você foi ontem, antes de ontem, não se compare com quem não é você, certas coisas não tem como mudar, mas o que você tem condição, muda sim, ajeita sim, se te faz melhor tem que mudar sim!

Você nasceu pra ser cada dia mais feliz, acredite nisso e trabalhe todos os dias a todo momento a sua auto-confiança, ta bem? Você nasceu pra brilhar, acredite nisso, e impeça sua mente de criar coisas que só existem nela pra sabotar e apagar esse brilho! Seja forte sempre, acredite em você, eu acredito! ❤

 

Advertisements

One thought on “Como melhorar a auto-estima?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s